Como valorizar o trabalho artesanal

Você já valorizou o trabalho artesanal hoje? Caso sua resposta tenha sido “não”, o que você está esperando para incentivar o trabalho de artesãos ou pequenos produtores?

A valorização do artesanato tem um impacto gigantesco na vida do artesão. É a partir dela que você incentiva a criação de produtos únicos, com a essência e singularidade típica de cada produtor. Além disso, você também contribui para um mercado mais justo e sustentável.

Ter nosso trabalho reconhecido e ainda estimular novas formas de consumo é o que faz a Briselier suspirar de gratidão e carinho. Por isso, para aumentar sentimentos como esse, nós pontuamos e trouxemos algumas dicas práticas para você apoiar o trabalho artesanal.

Presta atenção e vem com a gente:

  1. Planeje-se para comprar do artesão
  2. Busque lojas colaborativas
  3. A internet como aliada
Arte sobre valorizar, apoiar e divulgar artesãos

Divulgue e apoie os artesãos e pequenos produtores

01. Mude sua postura: planeje-se para comprar do pequeno produtor

Primeiramente a dica mais óbvia, mas também a mais prática. Para valorizar o trabalho do artesão comece mudando a sua postura e passe a comprar mais de produtos artesanais, sejam eles locais ou nacionais.

Por exemplo: quando for comprar uma lembrança de aniversário, um presente para o(a) amado(a) ou um mimo para um amigo, lembre-se da existência de produtos feitos por um artesão. O produto artesanal não só é um presente exclusivo e especial, mas também é provável que seja a escolha perfeita para alguém que gostamos.

Portanto, só não esqueça de se planejar para encomendar com antecedência, ok? Assim, o artesão vai ter tempo o suficiente para produzir algo bem bacana e personalizado para você.

02. Busque lojas colaborativas que vendem trabalho artesanal

Constantemente, lojas colaborativas são um dos meios pelos quais os artesãos e pequenos produtores conseguem comercializar seus produtos.

Em outras palavras, estas lojas são uma alternativa perfeita para os atrasados que esqueceram ou não tiveram tempo de encomendar diretamente com um artesão. Através delas, você consegue comprar algo diferente e exclusivo e ainda dá aquela força para o produtor.

Nesse sentido, além da vantagem do produto estar disponível na hora que você deseja comprar, é provável que você ainda conheça novos artesãos ao entrar na loja. Legal, né?

03. A internet é a sua maior aliada

Agora, vamos supor que nessa sua jornada você encontrou alguns artesãos que fazem os produtos que você mais gosta. Em seguida, seria interessante encontrar uma forma de estar por dentro do que eles produzem. E, além disso, ter contato direto e sem o auxílio de intermediários (como as lojas colaborativas). Nós temos uma solução: a internet.

Nesse sentido, esta dica serve tanto para os artesãos quanto para os consumidores. É artesão? Utilize hashtags locais sobre o que é o seu produto, onde e em que estado/cidade você está localizado. Principalmente durante a pandemia, nunca foi tão importante  garantir uma presença digital e fortalecer suas  redes de apoio para a criação e desenvolvimento do seu atelier.

Mas se você quer comprar produtos artesanais, procure nessas hashtags o artesão que faz o produto ideal ou busque o contato por meio das lojas colaborativas.

Ao mesmo tempo, outra prática super útil para os consumidores que querem valorizar esses produtores locais, principalmente dentro do Instagram, é salvar uma pasta apenas com os perfis e/ou publicações desses artesãos.

Como resultado de uma pasta organizada, fica muito mais fácil de encontrar esses produtos e de chamar o artesão no direct. E spoiler: sem dúvida ele vai amar! 😉


Por fim, seguindo estas dicas você não terá mais desculpas para deixar de incentivar o trabalho artesanal. Apoie seus pequenos produtores e vamos valorizar o artesanato!

Ah, e por falar em valorizar artesãos, que tal acompanhar a Briselier nas redes sociais? Então vamos lá, inscreva-se em nosso canal Youtube, segue a gente no Instagram e também no Pinterest!

Deixe um comentário

*