O que é e para o que serve um filtro dos sonhos?

Falamos muito sobre artesanato, crochê e dicas de decoração na Briselier. Apesar dessas três temáticas serem predominantes no nosso atelier, há um elemento capaz de unir-las e ainda definir como a Briselier começou: o filtro dos sonhos.

Com o propósito de enaltecer a força motriz do nosso atelier, nós trouxemos algumas curiosidades para você que ainda não conhece o significado e finalidade dos filtros dos sonhos.

Desse modo, prepare-se para conhecer mais sobre esse amuleto (que é o nosso xodó 🧡) e já se organize para encomendar o seu.

  1. O que é um filtro dos sonhos?
  2. Qual a finalidade de um filtro dos sonhos?
  3. O que representa cada elemento do filtro dos sonhos?
ilustração da briselier com filtro dos sonhos e amor

1) O que é um filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos (também conhecido como apanhador dos sonhos ou dreamcatcher) é um amuleto que surgiu na cultura indígena norte-americana, da tribo ojibwe.

De acordo com sua origem, o apanhador de sonhos é formado por um círculo preenchido por vários fios, como uma teia de aranha. Como consequência desse formato, acredita-se que esses fios são capazes de filtrar os sonhos bons dos sonhos ruins. Os pesadelos ficam presos nas “teias” e todos os sonhos e energias positivas passam livremente para o outro lado.

Além do aro e do centro feito de crochê, o amuleto também é composto por fitas ou penas que se movimentam com a brisa do vento e caracterizam ainda mais as funções espirituais do filtro dos sonhos.

Nesse sentido, o formato do apanhador dos sonhos foi baseado na lenda dos filtros dos sonhos dessa mesma tribo ojibwe. A história narra que o xamã Sioux se comunicou com um espírito mágico em forma de aranha chamado Iktomi, no alto de uma montanha.

Esse espírito teria lhe ensinado sobre o ciclo da vida e as energias que cercam ela através de um amuleto feito de teia de aranha em volta do cipó e com fios do rabo de um cavalo. Segundo os indígenas da tribo, o ar ficava carregado por sonhos e pesadelos ao anoitecer e esse filtro dos sonhos, feito pelo espírito Iktomi, era responsável por filtrá-los. 

Assim, foram inventados os filtros dos sonhos.

2) Para que serve o filtro dos sonhos?

Resumidamente, esse amuleto serve para proteger o ambiente e quem o possui, além de afastar os pesadelos e garantir bons sonhos. Os filtros dos sonhos também purificam as energias e trazem sabedoria.

Do mesmo modo, com base na criação dos filtros dos sonhos, ele também representa o ciclo da vida, ao passo que ele incentiva o bom uso dos seus sonhos, visões e ideias desde o nascimento até a morte. Por esse motivo, o filtro dos sonhos também é recomendado para quarto de bebês e crianças.

Embora você possa usar o filtro dos sonhos em eventos, sessões de fotos ou na decoração da casa, o local mais usado para abrigar o dreamcatcher é o quarto. Quando colocado próximo à cama, o apanhador de sonhos captura os pesadelos e traz boas energias. Além disso, se estiver próximo à janela, esses pesadelos são destruídos pelos ventos e raios de sol.

3) O que significa cada elemento do filtro dos sonhos?

Para todos esses efeitos, é preciso entender o que cada elemento do amuleto significa. São eles o círculo/aro, a teia formada no centro de crochê e por fim as fitas ou penas. Juntos, eles compõem o filtro dos sonhos e toda a carga protetora dele.

  • O círculo (ou aro) representa o ciclo da vida e da eternidade, kármica e indomável.
  • Por outro lado, o centro feito de crochê (ou “teia”) representa a nossa alma, o interior, nossas escolhas e o crescimento diário com base nelas. Esse centro também tem relação com o nosso próprio “eu”.
  • Por fim, as fitas/penas tem ligação com o ar e o ambiente, refletindo nossa personalidade e filtrando nossas energias. A partir delas, recebemos a leveza dos ventos e do filtro dos sonhos.

Diante de tantos pontos positivos que encontramos nos filtros dos sonhos, fica difícil não querer ter um para si, né? Então aproveite as várias oportunidades de decoração desse amuleto em diversos ambientes e já encomende um Briselier para você! Por fim, você também pode conferir mais sobre filtros dos sonhos nas nossas principais redes sociais: no Instagram, no Pinterest e no Youtube. 😉

Comments · 2

  1. Parabéns pelo post! Delicado e objetivo! Aliás parabéns pela qual conduz sua página, já elogiei em mensagens e volto a elogiar, impecável! Beijo forte!

    1. Obrigada pelo elogio, Michelle!
      Espero que você ainda possa acompanhar muitos conteúdos legais que estamos planejando trazer para o nosso site e redes sociais.
      Um BriseBeijo grande pra você!

Deixe um comentário

*

×
Product added to cart

Nenhum produto no carrinho.