A princípio, quando viajamos para algum local, contribuímos para a movimentação da economia daquela região. Você movimenta a economia quando vai ao restaurante, paga entrada em museus e, principalmente, quando compra algum produto de um artesão local.
Nesse sentido, já sabemos que é necessário valorizar o trabalho artesanal. Porém, por que é importante comprar de artesãs e artesãos nas viagens de turismo?
Com base neste questionamento, a Briselier trouxe 3 razões principais para comprar os produtos de uma(o) artesã(o) local nas suas viagens de férias. Então, confira quais são eles:
1. Incentiva o artesão
Comprar um produto artesanal da cidade que você está visitando é uma das principais formas de valorizar o trabalho da(o) artesã(o) local. Desse modo, essa prática impacta diretamente na vida do pequeno produtor e contribui positivamente para um mercado mais sustentável e justo.
Ainda, comprando da artesã ou artesão local, você garante um produto exclusivo – diferentemente das peças idênticas produzidas em série nas grandes lojas – e fornece uma remuneração justa pelas horas de trabalho artesanal.
Caso queira saber mais sobre a diferença entre um produto desenvolvido no atelier e em uma indústria, confira aqui o texto que fizemos apontando as principais diferenças entre os dois modelos e explicando os motivos pelos quais o artesanal é (e deve ser) mais caro que o industrial.
2. Investe no comércio local
Ao comprar um produto artesanal durante o turismo, além de incentivar o trabalho manual comprando diretamente do artesão, você também promove uma roda de comércio mais justa.
Por exemplo, ao investir no artesanato, você contribui para todo o ciclo do comércio local. A artesã compra sua agulha na loja da dona Joana, que compra os produtos de limpeza no mercadinho do seu José, que por sua vez é cliente do sr. Silva.
Assim, ao invés de comprar em uma grande loja que já possui muito lucro, você incentiva o mercado local e os pequenos produtores a permanecerem ativos, influenciando na maioria dos outros setores de venda local daquela cidade em que está visitando.
3. Investe em um exemplar da cultura
Se você está fazendo turismo em uma cidade e quer comprar algo que te lembre da cultura local, o artesanato é uma das melhores opções para isso. Caso compre uma peça de lembrança em uma grande empresa de comércio, você corre o risco de comprar o famoso “made in china” que pode ser adquirido em qualquer outra loja de outro local. Em contrapartida, o produto artesanal, é exclusivo da cultura daquela região.
Além disso, ao comprar da(o) artesã(o) local, você contribui para que alguns estilos de arte da cultura local não se percam com o passar dos anos, como por exemplo as bonecas de cerâmica do Nordeste e as máscaras para o carnaval de Veneza.
Dessa forma, o turismo tem total relação com o artesanato, sobretudo porque incentiva o artesão local e todo o setor de mercado em volta dele. Além disso, você ainda leva para a sua casa um pedaço daquela cultura que visitou.
Diante disso, é inegável o impacto da valorização do artesanato na sociedade, seja comprando daquela(e) artesã(o) aquele pertinho da sua casa ou em outra cidade. Por fim, falando sobre valorizar a artesã, que tal seguir a Briselier nas principais redes sociais? Acompanhe-nos no Instagram, no Pinterest e no canal do Youtube.