Crochê: qual tamanho de agulha usar para cada espessura de fio?

Chamando todas as crocheteiras de plantão para falarmos sobre nossas preciosas ferramentas de trabalho: a linha e a agulha. Quando começamos a jornada no mundo do crochê, é normal surgirem dúvidas sobre qual tamanho de agulha é o mais adequado para usar de acordo com a espessura do fio.

Por isso, a Briselier veio solucionar algumas desses mistérios sobre linhas e agulhas para você terminar a leitura com um doutorado nesse passo número um do crochê. Então, senta que lá vem a dica!

  1. Atente-se para as informações no rótulo da linha
  2. Siga a “dica do abraço” entre a linha e a agulha
  3. Se for iniciante no crochê, aposte em agulhas maiores
Foto de filtro dos sonhos junto com um cartaz que questiona qual agulha usar com o user de Instagram da Briselier
Segue as dicas da Briselier para saber qual tamanho de agulha usar:

1) Confira o tamanho de agulha recomendado no rótulo da linha.

rotulo da embalagem de uma linha de crochê
Use as informações no rótulo da linha ao seu favor. Fonte: SuperZiper

A princípio, ao comprar a linha, é comum conter no rótulo da embalagem do fio algumas informações sobre qual tamanho de agulha é o mais indicado para usar com a linha comprada.

Nesse sentido, prestar atenção nessas medidas é a forma mais simples de saber qual tipo de agulha você vai comprar para conseguir fazer crochê com base no fio que comprou.

Contudo, como sempre pensamos em todas as possibilidades, inclusive naquelas mais improváveis ou acessíveis, vamos para a segunda dica.

2) A linha não veio com informações? Siga a “dica do abraço”.

gif de uma agulha e linha de crochê
Dá uma olhada no abraço entre a linha e a agulha

Que atire a primeira pedra o artesão que nunca comprou aquelas linhas sem embalagens na lojinha de R$ 1,99 da esquina. Nesse caso, a primeira dica não tem como ser usada, mas ainda há uma saída e o nome dela é: dica do abraço. Não se preocupa, a Briselier explica.

Primeiro, você pega uma parte da linha que comprou e coloca na pontinha da agulha, onde costuma encaixar o fio para fazer o crochê. Depois, você vai observar se a agulha abraçou o fio. Isso mesmo, abraço. Perceba que o abraço entre o fio e a agulha jamais deve ser apertado a ponto de esmagar a linha.

O abraço deve ser suave, sem forçar. Seguindo essa dica, você vai conseguir encontrar a agulha ideal para fazer seu crochê.

3) Se não tiver experiência, aposte nas agulhas maiores.

agulha maior para uma linha feita para iniciantes de crochê
Abraços tímidos entre a linha e a agulha são o pontapé para começar no crochê

Essa é a dica de ouro para quem é iniciante no crochê, mas está determinado a aprender. Vamos supor que você concluiu com a dica do abraço ou viu na embalagem de determinada linha que o indicado era uma agulha de 2mm. Nesse caso, você pode apostar em uma agulha levemente maior, como uma de 2,50mm.

Com essas agulhas um pouco maiores, o artesão iniciante evita o abraço apertado, o que pode deixar mais difícil de fazer o ponto e ainda desfiar a linha. Esse abraço tímido entre a agulha e a linha é a porta de entrada para que você passe a ser um bom conhecido do nosso querido crochê.


Por fim, ainda ficou com dúvida sobre tipos de agulha, as marcas Tulip ou Clover ou os materiais em metal, alumínio ou Bambu? A Briselier já fez uma review sobre isso, comentando se vale a pena investir em uma delas de acordo com o custo-benefício, anatomia da agulha e funcionalidade. Vai lá assistir! 😉

Aproveita para seguir a Briselier nas redes sociais (Instagram, Youtube e Pinterest), lá falamos bastante sobre crochê, artesanato e filtros dos sonhos.

Deixe um comentário

*

×
Product added to cart

Nenhum produto no carrinho.