Como e onde procurar gráficos de crochê?

Os gráficos de crochê são grandes aliados das crocheteiras, já que eles representam as orientações dos caminhos que você deve seguir para a confecção de uma peça. Através de símbolos, seja de pontos ou instruções, os gráficos são desenvolvidos por outras artesãs para repassar um formato, que pode ser ou não seguido à risca. 

Diante disso, muitas artesãs e artesãos buscam essas fórmulas de orientação em diferentes meios para produzir seu artesanato. Entretanto, ainda há muita dúvida sobre como e onde achar esses gráficos.

Por isso, a Briselier trouxe essa publicação para ajudar todos aqueles que não sabem nem como começar a procurar. Pegue a caneta e o papel e anote essas dicas que valem ouro para quem adora usar gráficos de crochê.

1. Pense no formato e nos sinônimos dele

Primeiramente, você precisa ter uma ideia de qual será o formato da sua peça. Essa ideia inicial será importante para facilitar a sua pesquisa, pois, desse modo, você pode buscar sinônimos que se relacionem com o que você deseja.

Por exemplo, se você quer procurar gráficos de crochê de mandalas ou filtros dos sonhos, além de pesquisar diretamente por essas instruções, você também pode encontrá-las através da busca de gráficos de toalhas de crochê, centro de mesa ou até mesmo guardanapos.

Portanto, para achar o gráfico perfeito é preciso usar a imaginação na hora da pesquisa. Por que se prender na busca de gráficos de amigurumi, por exemplo, sendo que também há a possibilidade de achar uma infinidade de instruções ao procurar “boneco de crochê de x personagem”. Há também a alternativa de “manta maior” para “cobertores”.

Então, a primeira dica é: capriche nos sinônimos para melhorar suas buscas!

2. Use a internet a seu favor para traduzir a sua busca

Ainda seguindo a linha do primeiro tópico, você pode pesquisar seus gráficos de crochê a partir de formas que não te limitem. Seja por sinônimos ou por outros idiomas, afinal a técnica de fazer crochê não é conhecida somente no Brasil.

Logo, caso você pesquise formatos de gráficos somente em português, isso pode te levar a resultados limitados. Assim, uma outra alternativa é traduzir sua busca em outras línguas. Para isso, você pode usar o Google Tradutor ou o Deepl, basta inserir o nome do formato no seu idioma para traduzir em qualquer outro idioma.

Essa ideia abrange a quantidade de opções que você pode adquirir na sua busca. Por isso, aqui vão alguns exemplos de traduções para te ajudar: crochet doily, crochet patterns, crochet diagram e crochet stitches.

gráfico de crochê postado no instagram da briselier

3. Use as redes sociais

A internet é uma grande aliada também no uso das redes sociais. Com o passar do tempo, mais comunidades voltadas para crocheteiras foram formadas no Facebook, Instagram, Youtube e em várias outras. Nessas mídias, você é capaz de encontrar dicas, notícias e até mesmo alguns modelos de gráficos.

Para facilitar essa busca, aposte em hashtags com os nomes dos gráficos que você deseja procurar. Do Instagram ao Facebook, há sempre um espaço destinado para pesquisa, em que você pode inserir um #graficosdecroche ou #graficosdemandalas, assim como qualquer outra busca que você deseja.

Outra rede social ótima para encontrar os gráficos é o Pinterest, que, além de conter muitos modelos, também é uma ótima mídia para guardar em pastas aqueles que você considera ser os seus favoritos. Mas, fique sempre atenta no direito de uso daquele gráfico, pois eles são feitos por outras artesãs.

4. Busque por revista de crochê

Essa é a hora de dar uma boa procurada nos baús da vovó. Antigamente, a prática do crochê era muito mais comum do que é hoje, então muitas artesãs e artesãos se orientavam com gráficos que encontravam em revistas. Então, uma de nossas dicas é: não dependa 100% da internet.  Converse com suas vizinhas, tias e avós para saber se você ainda pode encontrar algumas dessas revistas. 

Além disso, ainda existem muitas bancas e armarinhos que vendem revistas de crochê. Desse modo, você encontra o que precisa e ainda incentiva as vendas daquele vendedor.

revista crochê com gráficos de crochê

5. Dica extra de profissional

Nessa jornada da Briselier em produzir peças de crochê, sobretudo de filtros dos sonhos, muitas buscas foram feitas. Dentre as dicas citadas nos tópicos acima, há dois sites que são ótimas referências de busca para encontrar gráficos de crochê.

São eles o All Free Crochet e o Simply Collectible Crochet, em que você encontra disponíveis alguns modelos de gráficos de crochê para seguir ou se inspirar. Vale a pena visitar e conferir.


Diante disso, os gráficos de crochê podem ser encontrados em diferentes meios, sejam eles físicos ou online. Logo, há diversas possibilidades da artesã desenvolver uma boa peça de artesanato com base neles, principalmente aquelas que são iniciantes.

Ainda, as artesãs iniciantes também podem contar com a ajuda do nosso ebook “Crochê Sem Mistérios”, gratuito e exclusivo. Basta clicar aqui para acessar.

Por fim, para continuar acompanhando mais conteúdos sobre crochê e artesanato, siga a Briselier nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Pinterest e também no Youtube!

Deixe um comentário

*

×
Product added to cart

Nenhum produto no carrinho.