A compra do Elo7 pelo site Etsy nos faz entender o valor e a importância do artesanato: 217 milhões de dólares à vista. Fundada em 2008, a plataforma Elo7 é líder no mercado brasileiro em itens personalizados e sob encomenda.
Além disso, é uma das 10 principais plataformas de comércio eletrônico do Brasil. Nesse sentido, vale destacar que o e-commerce brasileiro tem projeção de crescimento de 26% para os próximos 3 anos.
Por outro lado, a empresa estadunidense fundada em 2005 e com sede em Nova York, conecta milhões de compradores e vendedores com apaixonados e criativos em todo o mundo. A Etsy também já comprou de outras gigantes locais, como a Reverb (Chicago) e Depop (Londres).
1. Por que a Etsy se interessou em comprar a Elo7?
Considerado um líder em mercadorias ‘personalizadas e sob encomenda’ no Brasil, a Elo7 é composta por aproximadamente 1,9 milhão de compradores com 56 mil vendedores. Assim, atualmente, a plataforma tem cerca de 8 milhões de itens para venda, a maioria dos quais são produzidos sob encomenda pelo artesão.
O catálogo da Elo7 conta com itens de mais de 40 categorias de varejo. Nesse sentido, 50% das vendas de mercadorias são de categorias de “eventos especiais e momentos da vida”, como por exemplo casamentos, bebês, decoração para casa e festas infantis.
Segundo o CEO da Etsy, Josh Silverman, as duas empresas possuem propósitos e modelos de negócio semelhantes. Além disso, disse que a compra é chave para que a plataforma Americana estabeleça bases na América Latina, onde a marca ainda não possui muitos clientes.
Do mesmo modo, o CEO da Elo7, Carlos Eduardo Curioni, admitiu que a Etsy sempre foi uma fonte de inspiração. Ele comentou também que pretende utilizar sua experiência para crescer o mercado Etsy no Brasil.
2. O que muda no mercado do artesanato brasileiro?
Após a transação, que está atualmente prevista para ser concluída durante o terceiro trimestre de 2021, a Elo7 continuará como uma marca autônoma. Ou seja, a sede vai continuar localizada em São Paulo e operará como um mercado independente administrado por sua equipe local.
Josh Silverman defendeu que Reverb, Depop e Elo7 são empresas que “compartilham alavancas de crescimento semelhantes, incluindo aprimoramento de pesquisa, descoberta e construção de conexões humanas e facilitação de vendas e compras.”
Assim, todos os mercados vão operar de forma independente ao mesmo passo que podem se beneficiar da experiência compartilhada em produto, marketing, tecnologia e suporte ao cliente, conclui Silverman.
O release completo da compra (disponível somente em inglês) pode ser lido aqui. Segundo o site Terra, as ações da Etsy na bolsa de valores subiram 5,4% depois do anúncio.
Por fim, queremos saber: você quer fazer parte do nosso time e ser um ativista em favor do artesanato? A Briselier fez uma publicação exclusiva com práticas simples para você valorizar o trabalho artesanal desde já. Confira clicando aqui.
Ainda, uma das formas de você incentivar o artesanato é apoiando artesãs e artesãos nas redes sociais. Por isso, não deixe de acompanhar a Briselier no Instagram, Pinterest e Youtube.