O artesanato é uma atividade que, quando incentivada, promove um comércio sustentável e movimenta o mercado local. Desse modo, a prática do artesanato está diretamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esses ODS representam 17 objetivos que a ONU propõe para que todos os países trabalhem para alcançar até o ano de 2030. Em outras palavras, com esses ODS, deve-se incentivar práticas sustentáveis para o desenvolvimento de um mundo melhor.
Dentre esses 17 ODS, elencamos dois que tem uma ligação mais direta com o artesanato e com as ações da Briselier: o de Igualdade de Gênero (nº 5) e o de Trabalho Decente e Crescimento Econômico (nº 8). Além disso, não podemos esquecer que eles contribuem para a recuperação socioeconômica durante e após a crise do coronavírus.
Quer saber como? Acompanha com a gente:
1. Reforça a Igualdade de Gênero
O ODS nº 5 remete à luta pela igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres para que elas possam garantir seus direitos. Por esse motivo, esse objetivo tem relação direta com o artesanato, visto que esta é uma atividade predominantemente feminina. Por exemplo, no Brasil, segundo o IBGE, há mais de 8,5 milhões de artesãos, sendo 87% mulheres.
Desde a pós Revolução Industrial, com as restrições da casa e a maternidade, as artesãs concorriam com o mercado e as produções em série das máquinas. Desse modo, trabalhar com artesanato é uma forma de ajudar a emancipação feminina há praticamente 200 anos. Infelizmente, este fato é também um dos motivos históricos que faz o artesanato ser tão desvalorizado até hoje.
Sendo assim, o artesanato foi e ainda é uma forma através da qual se desenvolve a independência das mulheres. Além de incentivar e resgatar tradições de centenas de anos, investir no artesanato corresponde diretamente ao quinto objetivo listado pela ONU.
A Briselier é sobre e para mulheres. Por isso, precisamos expor um dado levantado pela ONU sobre mulheres confinadas em razão do COVID-19: a violência doméstica, mesmo com as poucas denúncias, subiu em 30% desde o início da pandemia. Procure ajuda aqui.
2. Promove o Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Já o ODS nº 8 diz respeito ao crescimento econômico inclusivo e ao emprego digno para todos. Nesse sentido, o artesanato contribui ativamente para este objetivo, porque os produtos artesanais são produzidos de forma sustentável. Ainda, são vendidos por um preço justo em relação às horas de trabalho dedicadas. Diante disso, ao comprar um produto artesanal, você fortalece um modelo de mercado mais justo, que é o que chamamos de Fair Trade.
Segundo o relatório da ONU referente aos ODS do ano de 2020, o mundo vive sua pior recessão econômica desde a Grande Depressão. Assim, além de contribuir para o aquecimento da economia, o trabalho artesanal dá espaço e cria oportunidade de geração de renda para mulheres e jovens.
Ainda, o artesanato contribui com uma quebra na roda de consumo em grandes redes, pois é desenvolvida de forma contrária à produção industrial em série. Por esse motivo, os produtos artesanais tendem a ser mais caros do que aqueles produzidos de forma industrial.
Incentiva a recuperação durante crise da COVID-19
Aliado ao tópico anterior, no quesito crescimento econômico, o artesanato tem sido a principal fonte de renda para muitos artesãos e artesãs durante a pandemia do coronavírus. Para outros, se tornou até mesmo uma alternativa para completar a renda enquanto vivemos este período de crise.
Além do fator de gênero e de condições de trabalho, o artesanato também influencia diretamente no comércio local. Diante disso, o incentivo das atividades artesanais compactua para que o mundo se recupere das consequências deixadas pela pandemia, desde os artesãos e artesãs dos pequenos bairros até chegar em uma esfera mais global.
Por isso é tão importante comprar do pequeno artesão, seja na sua comunidade ou quando você realiza alguma viagem, como já explicamos aqui.
________________
Por fim, é importante destacar que contribuir para os ODS é uma responsabilidade de todos. Ou seja, apoie atividades que promovam um desenvolvimento sustentável para o mundo é fundamental: o artesanato é uma delas.
Quer ser um ativista em favor do trabalho artesanal? A Briselier fez uma publicação exclusiva com práticas simples para você começar a valorizar o artesanato desde já. Confira clicando aqui.
Ainda, uma das formas de você incentivar o artesanato é apoiando artesãs e artesãos nas redes sociais. Por isso, não deixe de acompanhar a Briselier no Instagram, Pinterest e Youtube.