Quando se fala sobre saúde e qualidade de vida, é comum pensarmos em tudo que envolva uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Entretanto, comenta-se pouco sobre a importância de fazer algo manual para esse processo.
Em síntese, o artesanato apresenta grandes benefícios para nossa saúde mental e cognição. Para isso, a Briselier veio te explicar quais são as principais vantagens de praticar algum tipo de artesanato para o seu bem-estar. Confira:
- Melhora a concentração
- Reduz o estresse
- Eleva sua autoestima
- Estimula a criatividade
- Auxilia em momentos difíceis
1. Melhora a concentração
Diante de tanta distração no nosso cotidiano, a concentração tem ficado cada vez mais difícil de conquistar. Nesse sentido, quando nos dedicamos ao fazer manual, praticamos o que é chamado de “atenção plena” (mindfulness).
Vamos te explicar: a técnica de mindfulness é conseguir ter foco na tarefa e no momento presente. Dessa forma, ao desenvolver o hábito de praticar algum trabalho manual que exija atenção, você fortalece a sua concentração.
2. Reduz o estresse
Por ser terapêutico, o artesanato também promove o bem-estar e relaxamento. Desse modo, os movimentos repetitivos do crochê ou bordado, por exemplo, baixam a pressão sanguínea e provocam uma sensação de relaxamento.
Além disso, a prática do trabalho artesanal atua na química do nosso cérebro ao elevar os níveis de serotonina e dopamina. Portanto, reduz os hormônios do estresse e contribui para a sua saúde.
3. Eleva sua autoestima
Por aprimorar a nossa capacidade motora, o artesanato eleva a autoestima porque melhoram as habilidades de manuseio e produção de diversas tarefas, sobretudo para os idosos.
Ainda, o prazer de criar um objeto ou peça de roupa, ao invés de comprar algo já pronto da loja, é imenso. Por isso, é mais do que válido falar para as suas visitas “quem fez fui eu!” quando perguntarem sobre seu artesanato.
Afinal, quem sabe isso não vira uma oportunidade de passarem a valorizar mais o seu trabalho, até mesmo, virar uma oportunidade de vender um produto do seu próprio atelier?
4. Estimula a criatividade
O artesanato também estimula a criatividade. Por exemplo, quando você está desenvolvendo uma peça de crochê, seu lado criativo é capaz de transformar uma simples linha em uma peça completa.
Em outras palavras, a arte é criativa, inventiva e transformadora. Por isso, o artesanato usa do melhor da criatividade para a criação do produto.
5. Auxilia em momentos difíceis
Já entendemos que o artesanato reduz o estresse e eleva a nossa autoestima. Entretanto, mais do que isso, o fazer manual te ajuda a passar por fases difíceis da vida ao contribuir para a sua conexão com o seu eu interior.
A prova disso é o aumento da procura para aprender o fazer manual durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). Assim, muitos procuraram o artesanato, seja por hobby ou para completar a renda e passar pela crise.
Nesse sentido, dedicar-se ao fazer manual pode ajudar você a lidar com momentos complicados de maneira mais leve.
Diante disso, que tal começar a investir em algum artesanato? Caso sua ideia seja aprender a fazer crochê, a Briselier desenvolveu um ebook especial chamado “Crochê sem Mistérios”. O material foi feito especialmente para você que nunca pegou em uma agulha na vida. Confira aqui.
Ainda, é preciso ter cuidado para não extrapolar seus limites nessa arte de fazer à mão. Precisamos parar de tratar o artesão/artesã como uma máquina. A máquina que produz o artesanato é o corpo e o corpo e a mente do artesão precisam estar bem para que tudo funcione! Fizemos um vídeo que fala exclusivamente sobre a saúde mental da artesã, confira clicando aqui.
Por fim, siga-nos nas principais redes sociais para continuar acompanhando conteúdos sobre artesanato, principalmente crochê e filtros dos sonhos. Estamos no Instagram, Pinterest e Youtube. Um brisebeijo! 😘