Apresentação da Briselier para o Grupo L’Occitane

Fui convidada para apresentar a Briselier para alguns colaboradores do Grupo L’OCCITANE em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Vem comigo que eu vou te contar sobre o que eu falei e como eu como consegui esta oportunidade.

A apresentação do dia 07 de março

Uma placa que dizia “As nossas ações devem ter um impacto positivo nas pessoas” saltou aos olhos quando cheguei à sede da empresa. Surpreendentemente, ela me inspirou e me fez sentir confiante para apresentar a minha proposta.

Através dos estudos que faço para a produção de conteúdo do Blog da Briselier, aprendo sobre a ligação entre a valorização do artesanato, o trabalho doméstico, a independência e a emancipação feminina. Além disso, busco explicar as várias razões pelas quais devemos encorajar e capacitar mulheres artesãs, em vez de pedir descontos em seus produtos.

Durante a apresentação, contei um pouco sobre o Renascimento e os motivos pelos quais o artesanato é desvalorizado historicamente. Sobretudo, destaquei que o artesanato é 90% feminino e, muitas vezes, uma saída para que a mulher possa trabalhar de casa, cuidar dos filhos e ter uma fonte de renda.

Por isso, insisto na urgência em encorajar e capacitar mulheres, valorizar seu trabalho e criar rede de apoio para que assim elas possam se tornar independentes através do seu empreendedorismo.

Como eu consegui apresentar a Briselier para a L’Occitane?

A apresentação da Briselier ao grupo L’Occitane aconteceu por meio da nossa participação semanal em uma aceleradora de startups para mulheres migrantes. Através de reuniões com um treinador, recebo tarefas e objetivos a serem cumpridos em prazos determinados. A aceleradora, por sua vez, tem contatos com grandes empresas e atua como intermediadora para que possamos ter a oportunidade de apresentar nosso trabalho.

Além disso, a IFPD – Alter Start organiza feiras, eventos e oportunidades de networking, o que nos permite fazer contato com potenciais parceiros e clientes. Logo, foi por meio dessas conexões que surgiu a oportunidade de apresentar a Briselier à L’Occitane. Isso demonstra a importância de fazer parte de uma comunidade e de contar com o suporte de um projeto que atua como ponte entre os pequenos negócios e as grandes empresas.

Nossa CEO rasgando seu francês mesmo morrendo de vergonha! =D

Quem é a IFPD?

A IFPD (International Foundation for the Development of People) é uma aceleradora de startups Suíça que tem como objetivo capacitar mulheres empreendedoras e migrantes, ajudando-as a lançar seus negócios no mercado.

O projeto oferece uma série de programas de treinamento, incluindo mentoria, coaching, aulas de negócios e acesso a uma rede de contatos e investidores. O objetivo é capacitar as mulheres para que se tornem líderes empreendedoras e gerem impacto positivo em suas comunidades.

Desde a sua criação, a Alter Start já ajudou muitas mulheres empreendedoras a lançar e expandir seus negócios, fornecendo suporte e orientação necessários para superar os desafios e construir um futuro sustentável para si mesmas e suas comunidades.

Por que a L’Occitane se interessou pela Briselier?

A L’Occitane é uma empresa que tem um compromisso com comunidades locais. E, uma das formas de praticar esta missão é através do incentivo e da valorização dos produtos artesanais.

A empresa colabora com artesãos e pequenos produtores locais, fornecendo recursos e suporte para que possam prosperar e manter vivas as tradições culturais. Assim, ajuda na construção da independência e a autonomia de comunidades locais. Essa abordagem também se alinha com a visão da Briselier, que defende a valorização do trabalho artesanal, a emancipação feminina e o cuidado com o planeta e seus recursos.

No final do dia, aprendi a importância de construir uma comunidade que acredite e compartilhe o seu propósito. Sem dúvida, fiquei muito grata por ter tido a oportunidade de apresentar a Briselier ao Grupo L’OCCITANE e, assim, promover a valorização do artesanato.

Deixe um comentário

*