De que forma o incentivo ao artesanato ajuda o planeta?

O artesanato está presente em diversas ações que contribuem para mudanças sociais, econômicas e ambientais.

Quando incentivado, o trabalho artesanal  promove um comércio sustentável e atua a favor de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), como já mencionamos aqui.

Ainda, diante de um cenário de queimadas, desmatamento e conferências mundiais que debatem como conter essa situação (como a COP26, em 2021), o artesanato também estabelece um papel importante na luta a favor do meio ambiente, embora seja pouco comentado.

Assim, como atelier e startup de artesanato, a Briselier tem o compromisso de estender o assunto e te explicar de que forma o incentivo ao artesanato é capaz de ajudar o nosso planeta.

Vamos lá? 👇

1. Reduz a emissão de gases poluentes

A redução da emissão de gases tem sido um dos principais tópicos das conferências mundiais sobre o meio ambiente. Isto se deve ao fato de que a emissão excessiva desses poluentes contribuem para intensificar o efeito estufa, o que provoca mudanças climáticas significativas para o planeta.

Nesse sentido, o artesanato se mostra um grande aliado no combate à emissão desses gases, porque incentiva um comércio sustentável e local.

Os produtos industriais são feitos a partir de máquinas poluentes e exigem um ou mais transportes que percorrem longas distâncias. Assim, uma grande quantidade de monóxido de carbono é liberado para a atmosfera, gerando complicações para o meio ambiente.

Em contrapartida, o trabalho artesanal é feito à mão, o que vai contra a lógica industrial que conhecemos. Ainda, por contribuir com o mercado local, o artesanato não exige um uso excessivo de transportes que percorrem longas distâncias. Logo, evita-se também a emissão exagerada de gases poluentes na atmosfera.

2. Reutilização de materiais

Evitar desperdícios, reutilizar e reciclar materiais são ações que conhecemos desde crianças como práticas que contribuem para a longevidade do meio ambiente. Do mesmo modo, o artesanato visa possibilitar um menor desperdício de materiais para o consumidor, já que são produzidos a partir de uma ótica sustentável, manual e em pequena escala.

Essa característica também se deve ao conceito de slow fashion de produção, que foge do modelo fast fashion dos produtos industriais. O fast fashion é responsável pela produção em série de várias peças iguais, muitas vezes em qualidade inferior e poluente. Assim, as técnicas artesanais buscam qualidade, exclusividade e sustentabilidade.

Ainda, o artesanato permite o uso de materiais reutilizados, como garrafas pet, pneus, prendedores e outros materiais de uso cotidiano. Dessa maneira, é possível reaproveitar o que está prestes a ser descartado e desenvolver peças lindas para a decoração ou uso diário na sua casa.

3. O artesanato colabora com a economia circular

comentamos anteriormente sobre como o modelo socioeconômico no qual estamos inseridos influencia o valor e preço do nosso artesanato. Semelhantemente, o modelo que seguimos com a nossa economia influencia nossa relação com o meio ambiente.

Atualmente, seguimos o modelo de economia linear, em que extraímos matéria-prima, produzimos a peça, distribuímos, consumimos e, por fim, eliminamos seus resíduos. Entretanto, seguindo o tópico anterior, o artesanato colabora para a reutilização, reparo e reciclagem dos materiais. Ou seja, o trabalho artesanal incentiva um outro modelo: o circular.

A economia circular visa um melhor aproveitamento dos recursos naturais, através da reciclagem e da menor dependência de matéria-prima virgem. Desse modo, incentiva uma nova forma de pensar, desenvolver e vender peças para que haja o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais.


O cuidado com o planeta é responsabilidade de todos. Logo, apoiar o trabalho artesanal está diretamente relacionado com promover um desenvolvimento sustentável para o mundo (e, consequentemente, para o nosso futuro). Então, confira aqui algumas dicas práticas de como valorizar o artesanato e comece a fazer a sua parte! 

Por fim, para incentivar a artesã do lado de cá, siga a Briselier nas principais redes sociais. Inscreva-se em nosso canal do Youtube, siga o nosso Instagram e também nos acompanhe no Pinterest!Até a próxima! 😘

Deixe um comentário

*